Toda organização realiza transações financeiras no seu cotidiano, como pagamentos, recebimentos, transferências, entre outros. E muitas vezes os saldos bancários demonstrados pelo sistema de controle interno da organização pode não refletir com exatidão a sua posição financeira no período, apresentando divergências entre o valor apresentado pelo sistema e o saldo bancário. Desse modo, é através da conciliação bancária que a empresa poderá manter os saldos das contas em dia, trazendo maior segurança para a tomada de decisões.
A conciliação bancária consiste em comparar e harmonizar os extratos bancários com os controles internos da empresa, que costumam ser relatórios, planilhas ou sistemas ERP, a fim de manter os saldos bancários registrados na contabilidade refletindo com exatidão os valores disponíveis nas contas da instituição.
Apresentamos a seguir, de maneira bem objetiva, alguns pontos importantes a serem considerados durante o processo de realização da conciliação bancária. Mas antes de começar, é necessário identificar o seguinte:
- Quantas contas bancárias existem na empresa e qual o nome de cada uma, pois dependendo do tamanho da organização podem existir diversas contas bancárias e todas elas precisam ser conciliadas;
- A organização deve possuir um controle interno que considere todas as movimentações de entradas e saídas financeiras;
Verificado os dois pontos citados, é hora de partir para a conciliação bancária. Veja um passo a passo:
- Conferir os saldos dos controles internos com os saldos dos extratos bancários;
- Conferir todos os lançamentos dos extratos bancários com os lançamentos nos controles internos;
- Verificar o motivo de cada uma das divergências encontradas;
- Corrigir as divergências;
- Compilação e envio para a contabilidade.
No decorrer das conciliações poderá aparecer lançamentos nos extratos que não estão corretamente lançados nos controles internos causando divergências entre os dois. Tais divergências podem ocorrer por vários motivos e é necessário que cada uma seja apurada e registrada de maneira apropriada.
Quais as consequências de não fazer a conciliação bancária
A não realização da conciliação bancária poderá trazer consequências como:
- Multas por atraso de pagamento;
- Não identificar a ocorrência de desvios ou pagamentos indevidos;
- Não saber se existe recurso disponível para a realização de investimentos.
Dessa forma, percebe-se que a rotina de conciliar diariamente as contas da empresa é fundamental para manter a saúde financeira do negócio, pois é por meio dos saldos bancários demonstrados pela contabilidade que os gestores tomarão decisões estratégicas para o negócio.
Sabemos que a conciliação bancária é muitas vezes trabalhosa, por isso muitos empreendedores ou colaboradores não executam ou simplesmente fazem lançamentos de ajuste ao invés de buscar as divergências, o que é errado. Aqui na 2J nós realizamos a conciliação bancária corretamente e diariamente de todos os clientes.
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